cartazes publicitários

Cartazes Publicitários: A Junção Perfeita entre Texto e Imagem

Cartazes são a maneira mais eficaz para fazer chegar uma determinada mensagem a um determinado público de forma atraente e eficaz, devendo a mesma estar presente de forma clara e simples, permitindo um entendimento quase imediato. Dois elementos centrais num cartaz são a imagem e o texto – mestria na junção dos dois é um sinal de um excelente design de cartazes. Neste artigo, damos-lhe algumas dicas e regras de modo a que a junção destes dois elementos funcione da melhor forma num cartaz publicitário. 

O Cartaz Como Um Conjunto de Elementos 

Quando vemos um cartaz afixado, muitas das vezes não pensamos no conjunto de elementos que estão presentes no mesmo. Esses elementos são dispostos de maneira pensada e de forma estratégica, para que determinada mensagem chegue ao seu target da forma mais eficaz. Neste sentido, quando se faz um cartaz é necessário ter em atenção elementos como a palete de cores a usar e a hierarquia visual da informação. 

Independente da informação que se quer passar, é importante que a mensagem de um cartaz seja clara e perceptível, por isso é essencial pôr em práctica a expressão “menos é mais”. Neste sentido, tirar os elementos desnecessários de um cartaz vai fazer com que o público vá directo à mensagem – simplicidade é o melhor caminho! 

O Texto no Cartaz

Na maioria das vezes, é através do texto que nos chega a mensagem presente nos cartazes. Então, podemos concluir desde já a importância que este elemento tem para este tipo de comunicação. Ter em atenção o tipo de letra a utilizar no momento da elaboração de um cartaz é uma questão que deve ser tida em conta, uma vez que a mesma define o tom da informação que está a ser dada.

O tipo de letra escolhido deve estar de acordo com o tipo de cartaz. Deste modo, as fontes devem ser escolhidas com muito cuidado, para não se cair no erro de dar um tom sério a um cartaz mais descontraído, ou um tom cómico a um cartaz que retrata um assunto sério, como, por exemplo, a prevenção rodoviária. 

A Imagem no Cartaz

A imagem é outro elemento bastante importante, na medida em que os designers a usam muitas das vezes para complementar o texto e tornar o cartaz mais apelativo.

Nos cartazes, as imagens utilizadas podem ser ilustrações ou fotografias. Em relação às fotografias, podemos vê-las em segundo plano, sendo o texto o elemento principal, ou podem ser utilizadas em destaque, trabalhando em conjunto com o texto. As fotografias podem ainda ser retiradas de um banco de imagens ou ser da autoria do designer. Independentemente da sua fonte, as imagens devem ser de alta qualidade. 

A Junção Entre Texto e Imagem 

Como podemos ver, o texto e a imagem num cartaz não são realidades separadas, são elementos que trabalham em conjunto para tornar o cartaz mais apelativo ao seu público.

Para que haja uma harmonia entre o texto e a imagem, os elementos devem complementar-se. O tipo de informação que se quer transmitir é uma preocupação que deve ser tida em conta na altura de escolher tanto o tipo de fonte, bem como a imagem. Por sua vez, a imagem deve ser combinada com uma fonte que tenha uma personalidade semelhante.

Outro aspecto a ter em atenção é a cor do texto. A cor do texto deve coincidir com a imagem, de modo a que as palavras sejam legíveis e a leitura seja agradável. Se optar por uma imagem de fundo escura, o melhor será usar texto claro, se o fundo for claro, o texto escuro é a melhor opção.

A junção do texto e imagem requer também um equilíbrio entre os dois elementos. Isto quer dizer que, na realização de um cartaz, se deve ter em conta qual o elemento que se quer destacar. Deste modo, o texto não deve cobrir partes importantes da imagem, excepto se a imagem for apenas um complemento.

Dando um exemplo, os cartazes sociais – que abordam problemas existentes na sociedade e que pretendem levar a uma mudança de comportamento, usam algumas vezes a imagem como elemento principal, de modo a atingir a sensibilidade do público. Podemos ver isto, por exemplo, nos cartazes em campanhas contra o tabagismo.

Conclusão

Na hora de elaborar um cartaz, não se esqueça: todos os elementos presentes têm como objectivo contribuir para que a mensagem passe da forma mais eficaz possível. Use o texto e a imagem como dois elementos que se completam e, tendo em conta as dicas exploradas neste artigo, torne o seu cartaz ainda mais apelativo!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

DOBRE O SEU RENDIMENTO COM A DEMARCA

Antes de ir, temos algo especial para si.

DEMARCA DESIGN LOGO BRANCO s