agência de publicidade

Agências de Publicidade: Como Escolher a Sua?

Na altura em que precisar de divulgar o seu negócio ou serviço, contratar uma agência de publicidade será certamente a melhor opção. Com bons conhecimentos sobre o mercado, os profissionais destas agências são capazes de elaborar estratégias de marketing eficazes, capazes de fazer com que o seu negócio se destaque da concorrência.

Mas, com tanta opção no mercado, sabe como escolher a agência de publicidade mais indicada para o seu negócio? Neste artigo damos-lhe algumas dicas sobre isso!

Uma Agência de Publicidade e os Seus Serviços

Quando contrata uma agência de publicidade, esta tem como objectivo fazer com que certa mensagem chegue ao consumidor, mais especificamente, ao seu público-alvo. Neste sentido, os profissionais criam, executam e divulgam campanhas de publicidade e marketing de forma criativa e assertiva, para divulgar uma marca, produto ou serviço.

As agências de publicidade têm vários departamentos, cada um com diferentes funções. De uma maneira geral, podem ser referidos os seguintes departamentos:

  • Administrativo;
  • Atendimento;
  • Tráfego;
  • Planeamento;
  • Pesquisa;
  • Criação;
  • Redacção;
  • Media;
  • Financeiro;
  • Relações públicas.

Como Escolher uma Agência de Publicidade

Face ao grande número de agências de publicidade que existem no mercado, escolher uma pode parecer um “bicho de sete cabeças”. Ninguém gosta de perder dinheiro, por isso é importante ter a certeza que a agência que escolhe é a mais adequada para a divulgação do seu produto.

1 – Tenha em Conta as Suas Necessidades e os Seus Objectivos

Antes de contratar uma agência, pense quais são as necessidades e objectivos que pretende alcançar a longo prazo. A partir das metas definidas, as agências de publicidade vão ajudar a definir o tipo de serviço mais adequado para o seu negócio.

É importante perceber que as agências de publicidade podem oferecer diferentes serviços, na medida em que uma agência pode focar-se mais no marketing directo, com a transmissão de uma mensagem centrada na conversão de vendas, ou focar-se no marketing digital, onde pretende fortalecer a imagem de uma marca no mundo digital a longo prazo.

2 – Defina o Seu Orçamento

É normal que não tenha um orçamento ilimitado na hora de contratar uma agência de comunicação. Assim sendo, em vez de contratar uma agência maior, pode colocar a opção de trabalhar com uma agência mais pequena, tendo o benefício da proximidade.

No entanto, poupar dinheiro não inclui olhar só para o preço oferecido pelas agências. Na altura de contratar, olhe para o benefício que cada uma pode trazer e veja qual delas é que oferece uma melhor relação entre os valores cobrados e os serviços que são oferecidos.

3 – Não se Esqueça de Olhar para o Portfolio

Uma coisa muito importante para a qual deve olhar é para o portfolio de cada agência de publicidade. Através dele, vai conseguir perceber melhor que trabalhos já foram elaborados pela agência e se os resultados coincidem com o que está à procura.

Nesta etapa, é importante perceber também que meios é que a agência utiliza para alcançar os objectivos propostos pelos seus clientes, e que tipo de estratégias adopta para chegar ao público-alvo de um negócio semelhante ao seu.

4 – Procure Conhecer a Reputação das Agências no Mercado

Saber mais sobre a reputação e o domínio que uma agência tem no mercado onde actua é fundamental para uma escolha acertada.

Por vezes o tempo de existência de uma agência de publicidade não quer dizer necessariamente que a mesma tem os profissionais que mais entendem do assunto. Por exemplo, as agências de marketing digital não são caracterizadas pelos seus anos de existência, uma vez que é um segmento relativamente recente.

5 – Tenha em Atenção a Infraestrutura das Agências

Antes de tomar uma decisão definitiva, tire algum tempo para visitar a agência e observar como é que os funcionários trabalham no seu dia-a-dia.

Isto vai ajudá-lo a perceber se os funcionários estão motivados e satisfeitos ao trabalhar na agência e se as equipas trabalham de forma organizada.

Não Tem de Ser um Processo Complexo!

Ninguém gosta de perder dinheiro – nem tempo, por isso escolher uma agência de publicidade que se adeque às suas necessidades deve ser um processo cuidado.

Tenha em conta estes 5 pontos que lhe deixamos neste artigo e consiga o máximo de informações acerca das agências, para conseguir fazer uma escolha acertada!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

DOBRE O SEU RENDIMENTO COM A DEMARCA

Antes de ir, temos algo especial para si.

DEMARCA DESIGN LOGO BRANCO s