identidade visual

Identidade Visual: O Que é e Como Criar a Sua

Ao criarmos uma empresa, independentemente do sector de negócio, construir uma identidade visual será de extrema importância para o seu crescimento – é um serviço essencial. O objectivo da formação de uma identidade visual é comunicar ao seu público alvo a ideia, valores, propósitos e até mesmo a missão da sua empresa, assim como o seu conteúdo ou serviço. 

Somos seres individuais, e por isso até as nossas marcas precisam de ter um certo conjunto de características que ao mostrarem quem são, chamarão a atenção do público, indo do nome próprio até aos aspectos mais desconhecidos da personalidade e aparência de um negócio. Então, se quiser saber como tudo isto acontece na práctica, leia este artigo. 

Identidade Visual – O Que É?

A ideia central da identidade visual é a simples construção de inúmeros elementos, podendo estes ser gráficos ou visuais, que serão responsáveis por criar uma atmosfera a respeito dessa empresa, assim como os seus valores, o seu lugar na sociedade e o modo como ela vê e interpreta o mundo. 

Quando essa identidade visual é bem definida, irá conseguir conceder um maior reconhecimento e autoridade aos seus projectos, podendo tornar-se bastante útil quer para empreendimentos e marcas, como também para a sociedade. 

Então, para que o seu negócio seja reconhecido positivamente, e consequentemente atinja o sucesso, comece por definir as suas melhores qualidades, apresentando-as de uma forma única e interessante para o público que pretende alcançar. 

Quais são as Principais Diferenças Entre Identidade Visual e Branding? 

Apesar de todos estes conceitos estarem inseridos no mesmo espectro, os seus significados não são nada semelhantes. Por isso, é muito importante conseguir distinguir os vários conceitos para não fazer confusão. Vamos por partes, um de cada vez.

A identidade visual é definida principalmente pelo logotipo, mas refere-se também à tipografia, palete de cores, materiais de divulgação (flyers, outdoors, por exemplo), elementos das redes sociais, entre outros.

Já o branding é tudo o que define uma estratégia de gestão de qualquer negócio, indo muito além da identidade visual ou logomarca. Este é todo o processo de desenvolvimento, planeamento e criação dos conceitos de uma marca. Sem uma estratégia de branding bem definida, torna-se impossível conseguir criar uma boa identidade, pois é ele quem indicará as premissas do negócio. 

4 Passos Para Desenvolver a Sua Identidade Visual 

 Saiba Quem é o Seu Público-Alvo

Antes de tudo, deve estar atento ao mercado, pesquise e descubra os aspectos que caracterizam o seu público, como por exemplo a faixa etária, escolaridade, género, entre outros. Pesquise também os seus hábitos e gostos – descubra tudo o que conseguir, pois esse resultado servirá de guião para definir a sua identidade. 

Faça um Bom Planeamento 

Quando pensar na comunicação entre a sua empresa e o seu público-alvo, quais são as principais mensagens, e como serão representadas? Que elementos quer destacar? Reúna e anote todas estas informações após um bom “brainstorm”, construindo assim um excelente briefing para o designer responsável pela criação. Lembre-se, quanto mais detalhes, melhor. 

Hora da Criação

Independentemente de quem cria o seu conteúdo, planeie tudo ao pormenor. Numa folha, em letra grande, escreva os interesses do seu público, e noutra os propósitos do seu negócio. Feito isto, comece a fazer pensar em ideias e anote tudo, sem filtro. Separe no final a que tiver o melhor alinhamento com os seus planos. 

Tentativa e Erro

Agora, com o conceito e a lista de ideias prontas, está na hora de testá-las. Utilize formas, cores, efeitos, até que consiga chegar a um resultado que seja impactante e atraente para sua audiência, sem nunca perder a identidade da sua marca. 

Apresente a Sua Identidade Visual e Divirta-se com o Processo

Faça com que tanto os funcionários da sua empresa, como o seu grupo-alvo reconheçam os aspectos principais relacionados com o seu negócio. Explique o conceito e justifique as formas e cores da sua identidade visual, e escreva um post ou crie um vídeo conceptual sobre o assunto.

Tudo isto irá ajudar as pessoas a identificarem-se cada vez mais com sua marca, alavancando o nível e autoridade do seu negócio. 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

DOBRE O SEU RENDIMENTO COM A DEMARCA

Antes de ir, temos algo especial para si.

DEMARCA DESIGN LOGO BRANCO s